Nunca subestime o poder da ignorância, do ódio e do medo

Nota: Esse mês me propus a publicar apenas textos sobre mulheres árabes, mas o dia de hoje pede uma exceção
Vocês que vestiram verde e amarelo hoje me envergonham.
Hoje, amigos, conhecidos e parentes apoiaram a maior imbecilidade que eu já vi. Não é questão de ser contra o governo, porque, francamente, existem milhares de pontos a serem altamente criticados na Dilma sim. A questão é que vocês não fazem a menor ideia do que estão criticando. Eu não apoio o que tem sido o governo Dilma, mas sei escolher as minhas bandeiras e com quem me misturo.

Eu tive dezenas de conversas com gente de todo o tipo nos últimos meses, e o ponto em comum é que a maioria das pessoas não faz ideia do que reclamar. Falam de uma corrupção que não sabem o que é, não sabem diferenciar o que é uma presidenta da Republica do que é uma rainha absolutista, não fazem ideia do que são as atribuições de cada esfera do governo. Gente que não conhece história, que não sabe o que foi o Collor,que não sabe o que foi a ditadura, que não sabe o que foi a era FHC, que não entende os programas mais simples e básicos do governo do PT. Gente botando a culpa até dos serviços de telefone nas costas da Dilma.
Gente que se informa por memes burros de Facebook, que acredita no Revoltados On Line, que ouve o que dizem e dá poder para escrotos como o Lobão, Danilo Gentili, Silas Malafaia, Jair Bolsonaro, Paulinho da Força. Gente que tem medo da “Ameaça Comunista”,que acha de verdade que o PT tá tentando transformar o Brasil em Cuba. Gente que repete os chavões burros de “bolsa esmola”, “bolsa bandido”. Que acha que a corrupção do país vem toda do PT, e que não é capaz de fazer os raciocínios mais basais sobre as porcarias que afirmar. gente que protesta contra a corrupção usando uma camisa da CBF, cara!!! Cadê o senso de ridículo de vocês???
Gente que é burra o suficiente pra falar que o PT faz o Brasil passar fome. De todos os argumentos, acho que esse é um dos mais imbecis. Pode-se criticar o PT por muita coisa, mas falar sobre fome é de uma boçalidade impressionante.
Vocês, meus amigos, conhecidos e parentes, podem ter a melhor das intenções, mas estavam hoje marchando numa micareta com milhares de pessoas que pediam claramente a volta da ditadura militar. Vocês fizeram coro com gente carregando suásticas, enforcando bonecos da Dimla e do Lula, carregando cartazes com dizeres de puro ódio e violência.
Vocês marcharam ao lado de gente com um cartaz de “Femicídio sim!” (qualquer pessoa que tenha visto essa foto e não tenha ficado enjoado é um imbecil). Vocês juntaram sua voz com o que há de mais podre na sociedade. Deram poder pra gente como os revoltados On Line, Lobão, Danilo Gentili, Coronel Telhada, Jair Bolsonaro, Silas Malafaia, Tv Globo.
Vocês choraram pateticamente ao som do hino nacional, se enrolaram em bandeira, caíram na ladainha nacionalista que é a base dos fundamentalismos modernos, e fizeram isso ao lado de centenas de cartazes pedindo pela intervenção militar.
Teve até um dos grupos mais acéfalos e míopes da esquerda universitária lançando um panfletinho safado pedindo que os grupos de esquerda se unissem ao coro da demência. Gente que vive num mundinho de revolução vila-madalena e tem uma capacidade de avaliação política pífia. Uma galera muito boa de pintar kraft bonito e muito ruim de juntar 2+2.
Não interessa qual foi a intenção de vocês. O que vocês fazem, com sua ignorância política e histórica, é dar força para os fundamentalistas religiosos, para os militares, para os assassinos da polícia, para grupos que pregam a violência contra mulheres, que promovem a perseguição de gays, lésbicas e transexuais, que alimentam o racismo, machismo, elitismo e homofobia.
É um erro grande da Esquerda achar que esse é um movimento feito só por grupos de elite. A ideologia é da elite, os interesses são da elite, o dinheiro é da elite, os porta-vozes são da pior das elites, mas essa ideologia é ardilosa o suficiente pra infectar as mentes de todas as camadas sociais. É uma ideologia baseada em medo, ódio e ignorância, e infelizmente esses elementos tem uma força de mobilização muito poderosa, mais do que a razão e a solidariedade. Não fosse assim, teria sido o movimento hippie a dominar o mundo, e não ideologias fascistas, imperialistas, colonialistas, eugenistas e elitistas. Não subestimem o poder do ódio, do medo e da ignorância. Não faltam exemplos do estrago que eles são capazes de fazer nas pessoas mais bem intencionadas.
Hoje foi um dia muito, muito triste

22 comentários sobre “Nunca subestime o poder da ignorância, do ódio e do medo

  1. O Brasil parou para assistir ao velório do PT

    Sem receber sequer um tostão, estimulados apenas pelo desejo de Justiça, milhões de brasileiros, em montante incalculável, saíram às ruas de todo o país para protestar contra um sistema de poder, liderado pelo PT, que tem por base praticar corrupção para abastecer os próprios bolsos, além de cooptar e sustentar aliados.

    Em São Paulo, o evento mais relevante reuniu 1,2 milhão de pessoas apenas na Avenida Paulista, com outros tantos nas demais ruas e no Interior do Estado.

    A maior manifestação popular de todos os tempos, superando o período das “Diretas Já”.

    Nem mesmo a tentativa de boicote do Prefeito Haddad (PT), que retirou ônibus de circulação nas ruas e dificultou a presença de carros de som, surtiu efeito para esvaziar a passeata.

    O MP-SP tem, aliás, obrigação de interpelar o petista, que para beneficiar um partido, prejudicou a arrecadação das empresas de transporte e a mobilidade da população.

    Mesmo com o triste cenário apresentado, o PT e seu Governo, que ainda não se deram conta da própria morte, após serem velados durante todo o dia, ressurgiram como se “espíritos inconformados” fossem, agonizando, entre mentiras, constrangimentos e panelaços, na coletiva de Ministros, pós manisfestação, em rede nacional.

    “O Governo escuta a voz das ruas”, chegou a dizer um entristecido e pouco convincente José Eduardo Cardozo.

    Se escutasse, os gritos de “Fora Dilma” ou “O PT roubou” seriam suficientes para arrancar Dilma Rousseff (PT), que assistia a entrevista embaixo da cama, o mentor Lula e demais “companheiros”, do Planalto, em renúncia coletiva, evitando o “sangramento” que está por vir (entre Lavas-Jatos, outros roubos e atos de incompetência), que pode levar o Governo a um sempre desgastante, mas absolutamente legal, processo de impeachment.

  2. Zuni
    Parabéns pelo texto, pela coragem de expressar sua – nossa- revolta com os absurdos de ontem. Sabemos que o ódio tem um poder infinitamente superior à razão, à solidariedade e o diálogo. Fora todas essas Desculpas usadas pelos manifestantes – uma das piores que achei foi – tratar-se de uma manifestação legítima, porque queremos a Democracia mesto. Pra isso tem de arrancar o PT do Poder. Venha cá, a eleição de outubro passado não foi legítima e não representou a vontade da maioria.?! Não entendo tanta contradição. Só quem não votou na Dilma é contra a corrupção, que por sinal, foi descoberta nos últimos 6 meses! Santa paciência. Só alguém com uma Utopia surreal será capaz de salvar a humanidade. Óbvio que não todos – mas àqueles imbecis que estavam defendendo asneiras e maluquices… Deus perdoe. Eles não sabem o que fazem!

  3. Saudacoes Amigo!

    Gostaria que voce me desculpasse pela total ausencia de pontuacao! Meu teclado ta zoado e infelizmente , ate isso foi utilizado contra mim, no comentario de um zumbi
    teleguiado de direita, que costuma frequentar sites e blogs de esquerda!
    E mole ? O sujeito tem ideias que cheiram a ranco udenista e vive postando em sites onde o objetivo principale a troca de ideias entre pessoas esclarecidas e politizadas.
    Teu artigo e o mais esclarecedor das dezenas que li ate o presente momento.Uma analise muito mais profunda do a que do Sakamoto no Uol.
    Como de costume, a nossa midia continua a mentir descaradamente, doa a quem doer.A folha na edicao digital de domingo falava em 1,7 milhoes de pessoas na Av.Paulista.
    O data folha ao termino da passeata golpista dizia que os numeros eram exagerados e de que o numero exato era de cerca de 200 mil pessoas no auge da “golpeata“, as seis horas da tarde.
    Existem varios elementos contraditorios nestas apuracoes midiaticas. o jornal Ingles “ The Guardian“ afirma , que estes numeros apresentados pelo Datafolha nao eram confiaveis , calculando para menos o numero de golpistas disfarcados de patriotas, chegando a um total de 140 mil no maximo, do inicio ao final da golpeata.

  4. Nunca, jamais li tamanha asneira, tamanha boçalidade, tamanha cretinice. Ler, ver este lixo publicado por este acéfalo, este militonto retardo é estar se igualado a tal escroto, que possivelmente é um robozinho tretado pela facção criminosa MoluscoPTralha. Este acéfalo retardo, digo, "Sr. Zunica", ou ele é de fato um acéfalo retardo, pois não ver o tácito, o cristalino é coisa literal de acéfalo retardo. Não sendo isso, então é coisa pior… não sendo ele um militonto acéfalo retardo, então ele é mais um dos parasitas membros desta facção criminosa MoluscoPTralha, que mama nas tetas públicas e quer a todo custo preservar seu espaço como sugador do suor alheio.

  5. Caro Plínio até tem as "marias vai com as outras" que não sabem onde pisam, mas você teve um ponto de vista generalizado. Não são todos inpensantes. Há anos estamos assintindo calados as mazelas e roubos do governo, não falo só do PT, claro!. Nós estamos desgastados com tanta coisa podre. Queremos mudança! Sim, é um absurdo o pedido da intervenção militar. Não quero jamais.

  6. Mas temos que agir e mostrar para o governo que estamos insatisfeitos. E como ter foco?! São tantas corrupções, desvio de verbas e má administração do dinheiro público. Não temos saúde e educação de qualidade, a violência tomando conta do país. A maioria sabem o que estavam protestando. E te garanto que foram por vontade própria, pois foi assim no período das copas das confederações. Não tem religião, não tem partido, mídia ou seja o que for. É sede de mudança! E você tem todo o direito de expor sua opnião e seus argumentos Plínio Zuni, mas sem insultos. Afinal de contas, existem pontos de vistas diferentes e devem ser respeitados. Você não está se expressando para "burros".

  7. Se opor ao atual regime é ódio. Não aceitar as safadezas dos políticos, se tiver um petista
    envolvido, é ódio. Denunciar mentiras e traições, é ódio. Se manifestar, democraticamente,
    é ódio, ou seja, ou você se torna um petista apoiando toda a corrupção, ou é acusado de odiar
    quem te rouba.
    O Brasil é roubado desde 1500, e sabemos o que representa a classe política do nosso País.
    Quando a direita estava no poder e, eram os ladrões de plantão, o povo também se revoltava.
    Vimos essa revolta, contra os militares, contra o Collor e contra o FHC. Essa manifestação
    seria mais uma histeria popular? Não ouvíamos falar
    em ódio, mas depois do Lula pregar o comportamento em seus discursos, e depois de pregar a
    separação das classes, a palavra (ódio) virou um carimbo para quem se opõe ao governo.
    Se o PT tivesse mantido suas promessas de honestidade, ética e transparência, não tivesse
    mentido todos os dias, se não tivesse tantos envolvidos em safadezas, não financiasse o MST
    (e outros movimentos destruidores), não se aliasse as FARC, e não tivesse se alicerçado no
    discurso populista, hoje não teria essa parcela do povo contra eles.
    O povo se cançou dos discursos do Lula ("…Freud explica que a terra é redonda, se não fosse,
    a poluição…"), se cançou de nunca entender o que a Dilma fala, nas suas mentiras, não
    aguenta mais ter que passar por escândalo todos os dias.
    Não vou falar dos países africanos, Venezuela, Coreia do Norte e nem da Russia. Nem de ditadores.
    E nem das obras (mantidos em segredo – Por que?) que deveriam ser feitas por aqui, mas foram
    realizadas em outros países (todos comandados por ditadores), e apoiados pelo PT. A Dilma, no
    seu discurso na ONU, condenou o EUA por atacar o Estado Islâmico, e defendeu um diálogo.
    A Dilma criou uma crise diplomática com a Indonésia, defendendo um traficante de drogas.
    E sobre controlar a mídia. Por que controlar a Veja e outras que denunciam, e não as que apoiam?
    Por que manter em segredo os gastos dos, malditos, Cartões Corporativos (criados pelo FHC)?
    Eu nunca defendi nenhum partido e nenhum político, por saber que fazem parte de uma raça
    pernóstica e traidora do povo, mas SEMPRE fui contra aos ladrões de plantão.
    Sei que vai chegar o dia que mundo vai se arrepender do capitalismo mas, por enquanto, é o
    que vem dando certo.

  8. Que horror! Mas infelizmente essa é a cara desses boçais revoltados!!! Quando se lê o que escrevem, fica-se imaginando mentalmente, uma baba escorrendo pelo canto da boca! Brrr…

  9. Molusco/PTralha e sua definição:
    Nojentos, preguiçosos, horríveis, asquerosos, odiosos, sórdidos, malcriados, repelentes, vis, desagradáveis, indecentes, indolentes, torpes, trapaceiros, vigaristas, assaltantes, vilipendiadores, parasitas de sindicatos, estutantes que não estudam, trabalhadores que nunca trabalharam… Ou simplesmente… MOLUSCO/ PETRALHAS!
    "Os piolhentos petralhas se reúnem nos fins de semana, com seus bermudões descontraídos e mocassins sem meias com frieiras, seus cabelos engordurados e caspentos desarrumados, seus vinhos baratos argentinos, suas aspirações baratas, suas bravatas baratas, suas utopias baratas, para esconjurar as forças de direita reacionária que ameaçam o país de Norte a Sul. São escravos da própria incompetência sendo mais uns onanistas da própria irrelevância."
    Petralha é a contração de Petista com Irmãos Metralha, (os célebres ladrões de Patópolis que tentavam implantar políticas de distribuição de renda com a fortuna do capitalista neoliberal Tio Patinhas, na propagando pró-capitalismo subliminar de Walt Disney), e designa os ladrões as pessoas filiadas ao Partido dos Trabalhadores – PT.
    As atividades de um petralha são diversas, como negar a existência do Mensalão, denunciar a Veja por ela fazer contra o PT o que a Carta Capital faz a favor do PT, trabalhar de assessor de algum deputado petista, ser a favor dos sindicatos mas não dos sindicalizados, atacar as Privatizações, mas se elles a fazem aí é perfeitamente normal, pois estão fazendo pelo bem da nação "nação PTralha é claro", escrever maciçamente aos jornais e blogs de direita em caso da mais leve discordância, defender Marx sem ter lido nada dele, acreditar que Estadão, Folha, Veja e Globo fazem parte de um complô pró-Serra, ser estudante que não estuda, trabalhador que não trabalha, pensador que não pensa e camponês que não planta.
    Quando entra na Desciclopédia, um petralha faz Vandalização Gramsciana em artigos como FHC, PSDB, Diogo Mainardi, Veja, Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho e Cansei. Se for banido por vandalização e Patrulhamento ideológico, o petralha vai acusar os descíclopes de politicagem por repelirem as suas modificações que faz apenas em nome da verdade política contra as mentiras pequeno-burguesas.
    Os petralhas possuem, contudo, algumas regras de convivência:
    1. FHC é o Anticristo
    2. Lula é o Messias
    3. Hitler e Mussolini eram tiranos genocidas, mas Stalin e Pol Pot, Chavez, Maduro não, estes eram ativistas dos direitos humanos
    4. Ditadura de direita não pode, mas de esquerda pode
    5. Pelo menos uma vez na vida, visitam Cuba e pagam um boquete para Fidel Castro
    6. Hugo Chavez, Maduro são uns democrata
    7. Todas as culpas dos problemas do Brasil no presente momento são culpa do FHC. Todos os méritos são do Lula. Quem disser o contrário é da zelite que ficou no poder 500 anos.

  10. 8. Luciano Huck tem de ficar feliz por terem lhe roubado o Rolex, já que foi um imposto-latrocínio que a classe rica deve pagar aos miseráveis desonestos.
    9. O Mensalão foi uma invenção da Veja, da Folha, do Estadão e da Rede Globo que estão aliados a Portugal para transformar de novo o Brasil em Colônia.
    10. O ser humano é bom por natureza. Ele rouba, estupra, trafica e mata porque a sociedade burguesa capitalista não dá condições de vida e trabalho.
    11. O Bolsa Família é a resposta de todos os problemas da nação.
    12. Se algo sair errado, retorne ao ponto
    A Estrutura Petralha:
    Existe uma divisão de classes petralhas em forma de pirâmide, onde na base se encontra a grande maioria que ganha uns caramingás em algum carguinho comissionado municipal e ficam atazanando o dia todo na internet, já que não trabalham, e um estreito cume onde poucos chegam. A cúpula petralha se declara socialista e defenestra qualquer pobre assalariado alçado a classe mérdia, mas são vorazes consumidores de símbolos capitalistas, tais como: Jipões Land-Rover; Ternos Armani; Whisky Jonny Walker Blue Label; Charutos cubanos; Gravatas Hermés; Relógios Bvlgari (original, não da 25 de Março!); Viagens em jatinhos executivos (geralmente emprestados de Carlos Slim ou da família Odebrecht). Um fetiche petralha é aparar a barba no salão do sub-celebridade Wanderley Nunes, o "Studio São também contumazes colecionadores de um papel verde com a inscrição "100" e a cara de um mané famoso daquele país que eles chamam de "imperialista". Por serem pouco inteligentes, guardam esses papéis na cueca por não terem entendido a piada do "cofrinho".

    De: Enzo Maia

  11. Numa democracia devemos respeitar a opinião dos outros e acatar a da maioria. Mas, porque ao inves de atacar tão veementemente a manifestação de 15 de
    março não faz uma releitura da diretoria do P T desde o caso Celso Daniel até os últimos pronunciamentos do Lula incitando uma guerra? O ódio a que se referiu, não se restringe a elite. Nem a ignorância a plebe. Vejo muito mais ignorância e odio na fala dos que já se sentem perdedores!

Qual a sua opinião?